CRISE! Será que ela representa perigo ou oportunidade?
A palavra que eu mais tenho ouvido ultimamente é a palavra; “CRISE”.
Pois bem, “crise” é uma palavra oriunda do grego “krisis” que em português tem a conotação de distinção, decisão, sentença, juízo, separação, é um conceito utilizado na sociologia, na política, na economia, na medicina, na psicopatologia, entre outras áreas de conhecimento.
Nos dicionários encontramos os seguintes significados para a palavra crise; Momento decisivo em uma doença, quando toma o rumo da melhora ou do desenlace fatal; Alteração súbita, comumente para melhora, no curso de uma doença aguda; Momento crítico ou decisivo; Situação aflitiva; Fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos sentimentos, dos fatos, do colapso; Ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão ou, o inverso.
“Crise”, uma palavrinha tão pequena que assusta tanto!
A meu ver, a crise no Brasil é mais moral e ética do que econômica. O Brasil vive um momento político e histórico jamais visto antes, nunca se investigou nem se prendeu tanta gente por corrupção igual tem ocorrido nestes últimos anos.
É claro que o Brasil e o mundo passam por situações especiais, onde a economia exige atitudes diferenciadas. Infelizmente nem o Governo, nem a grande maioria das empresas, e diversos profissionais estão preparados para lidar com uma situação conflituosa, ou uma fase mais difícil, mesmo que esta seja passageira.
Eu vejo que as informações chegam de forma muito rápida hoje em dia, é muito fácil ter acesso a um aglomerado de noticias ao mesmo tempo, porém estas chegam com a falta de conhecimento, a maioria dos mais jovens não estão contextualizados em relação às informações que lhes são transmitidas.
Na verdade toda crise antecede um quadro de evolução, seja ele para melhor ou para pior. Para os chineses, a palavra “crise” é uma palavra composta (weiji), e significa “perigo” e “oportunidade”. Portanto, se estamos vivendo um período de “crise”, estamos ao mesmo tempo diante da oportunidade de transformar a realidade e avançar.
É possível aproveitar a crise para mudar aquilo que não está bom. Cabe a cada um de nós decidirmos se, vamos fazer desse período uma oportunidade de transcender as dificuldades encontradas, passando de uma fase de depressão, para um momento de prosperidade, ou, se vamos ficar parados apenas reclamando da “crise” sem tirar nenhum proveito da situação.
A escolha é nossa!!!



